As Salinas

As salinas e seus cata-ventos dão as boas vindas a quem chega a Praia Seca. Ao longo da estrada nos deparamos com a bela paisagem típica da Região dos Lagos: Salinas, Cata-Ventos e a Lagoa de Araruama.

Em Praia Seca é possível conhecer um pouco mais da extração de sal na região, as salinas estão sempre de portas abertas para receber os turistas e moradores que querem conhecer um pouco mais deste trabalho centenário.

Com um sorriso no rosto os salineiros explicam passo a passo todo o processo. A extração de sal já foi uma das atividades econômicas mais importantes da Região dos Lagos, principalmente em Praia Seca.

O Sal

O sal é bem abundante em Araruama (extraído principalmente no distrito de Praia Seca, é um dos maiores de todo o Estado do Rio de Janeiro e todo o Brasil), por isso as principais indústrias se focalizam nisso; sendo extremamente benéfico para o município, pois gera pouca ou nenhuma poluição, mantendo todo o equilíbrio e o ecossistema da Região dos Lagos.

Flor de Sal

Nas salinas de Praia Seca também se encontra a Flor de Sal, pequenos cristais que se formam na superfície das águas de cristalização das salinas, sendo recolhida em cristalizadores especiais (tanques rasos de argila), esta operação de colheita é artesanal, e retira apenas uma finíssima película de cristais de sal que se forma na superfície da água, e nunca tocam o fundo dos cristalizadores, sendo preciso retirar cuidadosamente essa fina película formada e deixar secá-la ao sol por sete dias, resultando em cristais mais crocantes, sem sofrer qualquer tipo de processamento, nem adição de produtos químicos. Por isso a flor de sal conseguiu títulos como “sal mais puro do mundo” e “caviar marinho”.

Flor de Sal Imagem

Esses cristais são chamados de flores, pois ao ver a sua cristalização através do microscópio visualiza-se este formato. A Flor de Sal contém minerais e nutrientes únicos, além de micro cristais que facilitam a digestão e tem a vantagem de ser absolutamente natural, não sendo sujeita a qualquer processo de industrialização, incluindo a lavagem, que remove componentes nutricionais importantíssimos tais como plâncton e pequenos restos de esqueletos de minúsculos animais marinhos, grandes fontes de cálcio, magnésio, zinco, cobre, entre outros.