Vistoria concluiu que Lagoa de Araruama está em condições bem melhores que nos anos anteriores

 

Uma boa notícia para quem vai passar o verão na Região dos Lagos. A água em boa parte da Lagoa de Araruama está em condições bem melhores que nos anos anteriores. A constatação, após vistoria técnica, é do ambientalista Arnaldo Vilanova, presidente da ONG Viva Lagoa, que há anos monitora a qualidade da água da laguna, que banha os municípios de Araruama, Saquarema,  Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

 

Com superfície de 220 quilômetros quadrados, a Lagoa de Araruama tem um volume de água estimado em 630 milhões de metros cúbicos e idade estimada entre 5 e 7 mil anos. É a maior massa de água hipersalina em estado permanente do mundo, superando outros corpos d’água como o Lago Coorong, na Austrália.

 

A salinidade média da laguna (o nome correto da lagoa) está em torno de 52%, o que corresponde a uma vez e meia a do oceano (por isso se diz que a laguna tem água salgada e não água salobra, cuja salinidade está abaixo da água do mar). A ligação com o mar é feita através do Canal do Itajuru, em Cabo Frio. A inspeção em toda a orla da lagoa foi feita no dia 22.

 

Arnaldo Vilanova aponta a dragagem feita na altura do boqueirão de São Pedro da Aldeia como sendo responsável pela melhoria da qualidade da água. Os recursos para a dragagem foram liberados pela Agência Nacional de Águas. A licitação foi feita pela prefeitura de Iguaba Grande, que, na época, era a única adimplente junto ao governo federal:

 

“Este dinheiro ficou parado por uns dez anos até ser liberado. Ocorreram problemas também para o licenciamento e depois com o “bota-fora” (destino do material retirado da lagoa). Outro fator que está garantindo a água limpa são marés fortes, que junto com a dragagem estão facilitando a renovação das águas” – declarou o ambientalista.

 

Os moradores dos municípios banhados pela lagoa estão comemorando:

 

“Vamos usar as boas condições da lagoa para atrair mais visitantes para o Encontro Nacional de Motociclistas de Iguaba Grande, que será realizado no dias 6, 7 e 8 de janeiro. Com este calor, nada melhor que passar o dia na lagoa limpa e à noite curtir um bom rock n’roll” – disse o presidente do Motoclube Lobos Solitários, Josiel Costa, de Iguaba Grande.

 

Fonte: Saquatv