A água do mar é rica em cálcio, ferro, magnésio, sódio, zinco e cobre é também revitalizante, anti-infecciosa, anti stress, analgésica, bom para o mau humor e depressão.

Além disso, o sal é um esfoliante natural e favorece o rejuvenescimento celular.

  1. Regula o metabolismo

A água do mar contém minerais como o iodo, que estimula a tireóide, uma glândula que regula o metabolismo. A necessidade de adaptar-se à mudança de temperatura serve para aumentar o ritmo do metabolismo e tem um efeito muito positivo na circulação do sangue.

  1. Melhora o sistema imunológico e a circulação sanguínea

O número de glóbulos vermelhos – as células que servem para transportar oxigênio a todos os recantos do organismo – aumentam aproximadamente entre 5 a 20% depois de um banho no mar.

Ainda em maior proporção aumentam a quantidade de glóbulos brancos, que são as células defensivas encarregadas de lutar contra os agentes infecciosos.

Como consequência, o banho de mar é útil para as pessoas com o sistema imunológico debilitado, com anemia ou com níveis altos de açúcar, já que também ajuda a baixar os níveis de açúcar.

A água fresca do mar e a posterior adaptação do corpo produzem uma benéfica massagem sobre o sistema circulatório: primeiro o sangue flui para a pele e logo retorna aos órgãos.

Isto é muito útil para as pessoas com problemas circulatórios nas pernas. Os que sofrem de hipertensão também acabam por ser beneficiados.

  1. Bom para pele

Os sais minerais em parceria com o sol regeneram a pele. Em especial devido ao efeito desinfetante do sol e drenante do mar que ajudam a limpar as impurezas.

Assim, as úlceras na pele, o lúpus, o acne e, sobretudo, a psoríase são algumas das principais doenças que melhoram substancialmente com a água do mar.

  1. Bom para os pulmões

Quando mergulhamos no mar, expiramos o ar que temos em nossos pulmões. Esse movimento proporciona a limpeza dos brônquios.

  1. Neutraliza as cargas negativas

A ideia de que um mergulho no mar ajuda a renovar as energias não é apenas uma figura de linguagem.  Os sais presentes na água ajudam a normalizar as reações bioquímicas do corpo, energizando o organismo.

  1. Bom para os ossos, articulações e musculatura

Para mover-se dentro de água é necessário mais esforço, o que faz com que pessoas com problemas de obesidade possam realizar um exercício físico mais intenso, mas com baixo impacto.

O esforço necessário para manter o equilíbrio no vai e vem das ondas também tonifica os músculos.

O mar tem também um efeito analgésico, indicado para pessoas com dores e problemas musculares, articulares, vertebrais, reumáticas, circulatórias, pós-traumáticas e pós-cirúrgicas.

Está, de fato, comprovado que a água do mar pode abrandar o avanço do reumatismo em longo prazo, sobretudo se o tratamento é acompanhado de uma dieta e hábitos de vida saudáveis.

Além disso,  a água do mar é rica em magnésio, substância responsável por relaxar a musculatura do corpo. Um mergulho no mar pode ajudar a diminuir o estresse e dormir melhor.

Fonte: www.vidaplenaebemestar.com.br