Entenda porque devemos usar óculos escuros com proteção contra os raios solares e quais os riscos de não usar

Que é muito importante o uso de óculos escuros com proteção contra os raios UVA e UVB do sol, todos já sabem. Mas você sabe dizer exatamente o por quê? Sabe quais os ricos de não usar óculos escuros com proteção solar? E será que é realmente necessário pagar caro por óculos que protegem os olhos do sol?

POR QUE É PRECISO USAR ÓCULOS ESCUROS COM PROTEÇÃO UV?

Assim como a pele, o olho também é um órgão muito frágil e vulnerável à exposição dos raios ultravioletas (UV) do sol. Estes raios, subdivididos em dos tipos principais, UVA e UVB, penetram em diferentes profundidades afetando toda a estrutura ocular, podendo causar doenças como pterígio, catarata e tumores.

Isso acontece não apenas em dias de sol forte ou no verão, mas também em dias nublados e frios. Por isso, os óculos escuros com proteção UV devem ser usados todos os dias.

Mas atenção: Usar óculos escuros falsificados – sem proteção contra os raios UVA e UVB – é muito pior do que não usar os óculos e ficar com os olhos expostos.

A explicação é simples: Quando alguém está usando óculos de sol, os olhos entendem que estão em um local escuro e a pupila fica dilatada. Dessa forma, a estrutura ocular fica mas exposta e os efeitos lesivos dos raios solares são maiores.

ENTENDA

O olho possui uma córnea que atua como barreira natural contra as radiações do sol. Esta película muito fina protege os nossos olhos do ambiente externo e absorve uma pequena parte dos raios UV. O cristalino situa-se no globo ocular e protege a retina.

Diariamente, estas duas pequenas barreiras naturais enfrentam uma dura luta quando estamos expostos ao sol. Esta luta torna-se mais agressiva quanto mais frequente for a exposição ao sol sem proteção.

As radiações são deste modo perigosas para os olhos: podem acelerar o envelhecimento e a degeneração dos tecidos ou ainda provocar queimaduras na córnea.

diagrama-do-olho

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS RAIOS UVA E UVB?

 

Os raios UVA estão presentes o ano todo e atingem tando a pele quanto os olhos, quase da mesma forma no inverno e no verão. Eles têm grau de intensidade média e penetram profundamente nos tecidos, por isso são responsáveis pelo envelhecimento e surgimento de manchas na pele e doenças nos olhos.

Já a radiação UVB, é de alto grau de intensidade e ocorre mais durante o verão. Penetra superficialmente nos tecidos e por isso é responsável pela vermelhidão e queimaduras na pele, e pelo surgimento de câncer de pele e tumores nos olhos.

 

É PRECISO PAGAR CARO EM ÓCULOS ESCUROS COM PROTEÇÃO SOLAR?

Não é preciso gastar uma fortuna com óculos escuros com proteção solar, mas desconfie de óculos muito baratos. Avalie a procedência e a tecnologia do produto, principalmente das lentes. Apenas as marcas mais conceituadas, vendidas em óticas e lojas especializadas em óculos, podem oferecer garantia de qualidade e de proteção contra os raios UVA e UVB do sol, por isso são mais indicadas.